sábado, 7 de novembro de 2009

Parque


Horto Florestal

A história do Horto Florestal teve origem em 1896 com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca para a instalação do Horto Botânico. Este, por sua vez, tornou-se a base para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Importante espaço de lazer e cultura, o Parque Estadual Albert Löefgren, na Zona Norte da cidade de São Paulo, ocupa área de 174 alqueires. Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal, como é mais conhecido, conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga ainda o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado.

Além disso, oferece ao visitante um contato direto com a natureza, com fauna e flora diversificadas. Fazem parte da paisagem do parque espécies exóticas (como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria) e nativas (pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá, entre outras). Também são observadas, com frequência, várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.

Os pinheiros plantados em 1896 pelo fundador do parque ainda podem ser vistos no chamado Arboreto Albert Löefgren, composto por pinheiros-do-brejo. São árvores altas e de folhagem escura que, plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos. Estes, por sua vez, embelezam a paisagem do local e são fontes de água para as aves da região e habitat natural dos peixes.

O Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira, inaugurado em 1931, é reconhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. Suas amostras têm entalhes que reproduzem as folhas e os frutos das espécies das quais foram extraídas. Peças de charão e móveis artisticamente entalhados completam a coleção, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao seu lado está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal em 1957 pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.

Serviço:
Parque Estadual Horto Florestal
Rua do Horto, 931 - Horto Florestal - Zona Norte - São Paulo (Metrô Santana)
Tel.: (11) 6231- 8555
E-mail: contato@hortoflorestal.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: www.hortoflorestal.com.br
Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18h
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário