sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ABC na Educação Científica - Mão na Massa

O projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa tem como objetivo incentivar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, utilizando atividades experimentais, propiciando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, investindo na formação de docentes e na implementação da proposta em sala de aula. Atualmente, existem iniciativas no ensino infantil e na educação de jovens e adultos.

O projeto ABC na Educação Científica – “Mão na Massa” (ABCEC-MnM) aborda de forma diferenciada o Ensino de Ciências, no Ciclo I (crianças de 7 a 10 anos), por meio de uma metodologia investigativa e indagadora, em que o aluno deixa de ser um mero observador - receptor e passa a participar da construção do seu conhecimento.

O projeto sugere uma estrutura de aula em momentos que visam organizar o trabalho do professor e dos alunos, bem como a interação entre os alunos através da argumentação, da investigação e do registro da atividade. Estes pontos caracterizam o seu principal diferencial, que se refere ao trabalho específico com a atividade experimental, com todos os benefícios trazidos por esta prática. Desta forma, alunos e professores realizam e observam juntos as ações do trabalho e conversam sobre os resultados, formulando hipóteses e conclusões.

A motivação para o desenvolvimento deste tipo de iniciativa vem do fato de que a Língua Portuguesa e a Matemática são normalmente priorizadas nesta etapa da formação, cabendo às Ciências apenas um espaço restrito, inclusive nos cursos de formação de professores. Portanto, entre outros objetivos, o projeto busca dar a estes profissionais subsídios para uma abordagem interdisciplinar dos temas.

O projeto teve início na Estação Ciência em 2001, com o tema “Água”, com o Módulo (material escrito com atividades práticas) “Mudanças de Estado Físico” e posteriormente com o Módulo “Flutua ou Afunda”. Em 2004, o tema foi “Solos” e no ano de 2005, Escola e Meio Ambiente, que foi composto por atividades sobre terrário, horta, pomar e jardim, tipos de poluição, compostagem e localização dos ecossistemas brasileiros.

> AS AULAS DO PROJETO

Este projeto veio enriquecer o trabalho em sala de aula, uma vez que a estratégia utilizada dá a oportunidade aos alunos de pensar, expor e explicar suas idéias, ouvir as idéias do outro, argumentar, planejar estratégias, criar, experimentar ou simplesmente observar, o que aguça a curiosidade e desperta o interesse nas crianças.Quanto ao conteúdo, não tem novidade, pois são conteúdos de ciências conhecidos e trabalhados em sala de aula. O que faz a diferença é a forma com que é trabalhado. O assunto em pauta é bem explorado, criando situações investigativas, discussões no grupo e entre grupos. As hipóteses levantadas são registradas para possíveis comprovações através dos experimentos propostos e realizados pelos alunos.

As conclusões finais não deixam dúvidas quanto a satisfação dos alunos em relatar e registrar o que aprenderam com as observações e discussões das atividades realizadas. Isto é visível, como já nos relatou uma professora, através da segurança com a qual o aluno expõe o seu trabalho demonstrando a apropriação das noções dos conhecimentos científicos envolvidos na atividade, isso acaba sendo perceptível, uma vez que, durante o processo do trabalho de investigação ele vivenciou o processo da elaboração das idéias e conclusões individuais e coletivas.Uma das preocupações do projeto Mão na Massa é criar o respeito ao processo individual de aprendizagem e procurar desenvolver a capacidade de criação de acordos coletivos. As aulas são divididas em alguns momentos:

1. Início - Uma problematização inicial apresenta o assunto às crianças.

2. Levantamento de hipóteses - A partir de um problema, as crianças fazem suposições na busca da solução. Em seguida, planejam atividades experimentais que são apresentadas aos outros grupos que discutem e questionam as hipóteses e os procedimentos na intenção de socializar, ouvir outras idéias pensar explicar. Em seguida o experimento é realizado, procurando testar as hipóteses apresentadas.

3. Discussão coletiva - Em uma conversa conjunta, ampliam-se as observações e considerações dos grupos a partir da qual são elaborados os acordos coletivos a respeito das idéias e conclusões.

4. Registro das conclusões - O registro das propostas, observações e conclusões é feito de duas formas: a primeira é em papel amarelo (quando se optou pelo uso de folhas diferenciadas, pois isto também pode ser organizado no caderno de experimento) e durante toda a aula de maneira livre (é o registro pessoal, individual). A segunda é em uma folha branca contemplando a discussão realizada no acordo coletivo. Esse registro pode ser individual e em alguns momentos em grupo (grupo de trabalho dos alunos) ou também pelo grupo sala, onde o professor pode ser o escriba da turma. Entretanto, ressalta-se aqui a importância do aluno escrever para organizar seu pensamento, assim é bom que o professor não faça sempre a opção pelo registo coletivo.

> PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO

O professor no projeto Mão na Massa tem o papel de orientador, de alguém que incentiva seus alunos a: pensar; a expor suas idéias; a explicar o que vê, o que pensa, o que entende; que promove discussão entre os alunos, conduzindo a atividade de maneira a oportunizar a todos a possibilidade de falar sobre o que e pensa, a disciplina de ouvir o que o outro pensa, de argumentar sobre suas hipóteses e idéias, de orientar a discussão para que o foco não se perca; a expressar-se por escrito e oralmente; a propor resolução para os problemas a desenvolver essas propostas, a experimentar; a refletir sobre o que faz e elaborar suas conclusões. O professor incentiva o aluno a perguntar e não usa como primeira estratégia de ensino responder as questões, ele “devolve” as perguntas aos alunos para que eles as respondam, passando a orientá-los nesse sentido.

Ao professor podemos dizer que cabe um papel de orientador, incentivador de ao aluno o papel de “investigador novo”.

Fonte:
ABC na Educação Científica - Mão na Massa

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